O que é?

Estimative Index (Indice Estimativo)

O Índice Estimativo foi criado por Tom Barr para ser um método simples para a dosagem de nutrientes para aquários plantados sem a necessidade de monitoramento dos níveis de nutrientes utilizando kits de teste. Basicamente, o aquarista dosa o tanque com um ligeiro excesso de nutrientes durante a semana para evitar que qualquer nutriente se esgote e faz uma TPA grande no final da semana para evitar qualquer acumulação. Desta forma podemos oferecer um valor aproximado ou "Índice Estimativo" dos níveis de nutrientes durante a semana, como nós sabemos o que está sendo adicionado e também o que é removido na mudança da água. O Índice estimativo funciona melhor com sistemas de luz alta e tanques bem plantado, mas pode ser adaptado para sistemas de baixa luminosidade, reduzindo a dose.

Os fertilizantes são os macro nutrientes - nitrogênio (N), Fósforo (P), potássio (K) e os micronutrientes (ou oligoelementos) que é uma mistura de elementos traço quelados.

O processo de tratamento é bastante simples. Cada dia (exceto para os sistemas de baixa luminosidade) os fertilizantes são dosados de acordo com as orientações gerais com base no tamanho do tanque. No final da semana uma TPA de 50% é realizada para repor a carga de nutrientes no tanque. Em seguida, o processo é reiniciado novamente. A mudança de 50% de água é apenas uma orientação e não têm de ser seguidas, mas fazendo uma TPA maior, terá uma maior precisão dos níveis de nutrientes.



O que eu preciso comprar?
Solução EI Macro (EIm)
Solução EI Traços (EIt)

Também eventualmente exigidos, dependendo do seu abastecimento de água.

GH booster, no caso de sua água tiver um GH baixo



Dosagem


Usando a programação diária abaixo adicione o seguinte 3 vezes por semana (no caso de aquários densamente plantados. Para aquários com menos plantas, ou com luz baixa, dose ½ da dose, ou até 1/3 da dose). Dosar os macronutrientes e os micronutrientes em dias separados!

-- 5 ml de solução Macro para cada 50 litros de água 3 vezes por semana
-- 5 ml de solução de Traços por 50 litros de água 3 vezes por semana



Estes valores dão uma idéia geral da quantidade de dosagem necessária para um tamanho do tanque, densamente plantado, e com bastante luz (de 0,5 a 1 watt por litro). Se você tem iluminação muito alta, ou muitas plantas de cresimento muito rápido, poderá dosar de 6 a 7 ml para cada 50l. 


Programação diária

Domingo mudança de água de 50%. Adicionar Macros (N, P e K)
Segunda-feira Adicionar Traços
Terça-feira Adicionar macros (N, P e K)
Quarta-feira Adicionar Traços
Quinta-feira Adicionar macros (N, P e K)
Sexta-feira Adicionar Traços
Sábado Descanso (sem dosar nada, nem TPA)


Notas
Índice estimativo não se trata de seguir cegamente parâmetros, mas fornecendo tudo com um ligeiro excesso de acordo com as exigências das plantas. Estes são os parâmetros gerais que as plantas crescem bem e, enquanto eles são atingidos você não deve ter quaisquer problemas.

Ppm de nitrato 20-30
Fosfato de 1-3 ppm
20-30 ppm de potássio
CO2 30ppm

Índice estimativo é altamente dependente de um bom nível de CO2, que deve ser mantida em um 30ppm estável até a totalidade do fotoperíodo. Mais de 90% de todos os problemas de algas em fóruns de aquário plantado são por causa dos níveis pobres ou flutuantes de CO2.

Também de grande importância, e muitas vezes esquecido, é ter boa circulação de água em torno do tanque todo. Isso é vital na obtenção do CO2 e nutrientes para as plantas. Como um objetivo, a orientação geral para 10x ou mais o fluxo de circulação para volume do tanque. É importante salientar que 10x deve ser o volume da circulação interna do tanque, que compreende o sistema de filtragem (que pode ser 3 a 5x  volume do tanque, mais a circulação interna).

Sistema desenvolvido por Tom Barr

Estimative Index
HOME > MÉTODOS > ESTIMATIVE INDEX