PMDD - Poor Man's Dosing Drops

O que é?

Originalmente conhecido como Poor Man's Dupla Drops, foi criado por Paul Sears e Kevin Conlin em 1996 como um método para suprir as plantas no aquário com todos os nutrientes necessários, mas para restringir fosfato como um meio para controlar as algas. Os fosfatos deve ser restringido, mas não eliminados, caso contrário, as plantas começam a morrer. Originalmente, a fórmula PMDD não tinha fosfatos nele, pois era presumido que seria suficiente em quantidade disponível no tanque, através dos dejetos dos peixes. Nos últimos anos, embora tenha sido demonstrado que o fosfato também é necessário na fórmula como há o suficiente para suprir as necessidades da planta que venha dos dejetos dos peixes. A partir deste método de dosagem veio o Índice Estimativo (EI), que dosa níveis maiores de nutrientes, mas "reinicia" os níveis de nutriente do tanque com grandes TPAs semanais, e o Sistema de Preservação Perpétuo (PPS-Pro), que é muito semelhante ao PMDD mas com a adição de fosfato, e que tenta balançar o aporte de nutrientes pelas plantas, reduzindo (ou eliminando) e necessidade de TPAs semanais. Há também muitas outras variações de PMDD que são usados com muito sucesso em todo o mundo por experientes donos de plantas aquáticas. Mesmo muitos sistemas de hidroponia usam a fórmula PMDD com grande sucesso.

A solução PMDD é adicionada todos os dias, de modo a manter os níveis tão estáveis quanto possível e ajudar a prevenir a depleção de qualquer nutriente. Níveis de dosagem devem ser acertados por meio de testes de ferro e nitratos por um período de algumas semanas. Esta é uma das maiores dificuldades deste sistema, devido à dificuldade na obtenção de resultados precisos.



Dosagem

O nível de dosagem é dependente de sua densidade de plantas. As quantidades a seguir são projetados para um tanque totalmente plantado, por isso, se você está com um tanque com metade de cobertura vegetal, então você pode dosar metade da dose. 

2 ml de solução de Macros para cada 40 litros
1 ml da solução de Micros para cada 40 litros

Para aqueles que desejam conhecer, a dosagem vai acrescentar:

1,5 ppm NO3
0,4 ppm PO4
1,6 ppm K
0,2 ppm Mg

O melhor é dosar no mesmo horário cada dia, de preferência logo antes de acender as luzes.
Não há diretrizes estabelecidas para fazer mudanças de água, pois como os níveis de dosagem são muito pequenas, mas pode ser interessante TPA's semanais. A escolha é com você, mas 30 a 50% a cada semana ou duas é um bom lugar para começar.

Devido a uma coluna de água com poucos nutrientes, e níveis mais lento de crescimento das plantas, o CO2 não precisa ser mantido tão alto quanto 30 ppm, mas ele precisa ser estável diariamente.
Se você tem altos níveis de nitrato e fosfato em sua água da torneira, você pode reduzir a dose da solução de macros. Exigirá testes e um pouco de tentativa e erro para obter os níveis corretos.

O PMDD foi concebido na época em que os níveis de iluminação não eram tão altos como estão agora por isso, se você estiver uma luz forte T5 no tanque, então você pode começar a ver problemas com crescimento pobre. Você pode aumentar a dosagem, ou diminuir o foto-período. Se isso não resolver o problema ou você não quiser baixar a sua iluminação,  pode ser aconselhável mudar para um sistema de dosagem mais ricos, como Índice Estimativo.

PMDD
HOME > MÉTODOS > PMDD